17 de setembro de 2012

Haicais

     Algumas semanas já se passaram desde a última postagem... Então, nada melhor que um novo post para tirar a poeira acumulada!
    
    Bom, lendo the house of night (série que vai ser comentada aqui no Pink Blood em breve, entre no site, aqui) vi que nos primeiros livros os poemas haicais apareciam com uma certa frequência, assim fiquei curiosa e pesquisei sobre o assunto. Achei muito interessante e achei legal compartilhar com vocês, espero que gostem!


  Definição: Haicai ou Haikai é um poema de origem japonesa que chegou no Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos seguidores e praticantes brasileiros. No Japão e na maioria dos países do mundo é conhecido como Haiku.

   Características:  É um poema curto de 17 sílabas, formado por 3 versos por 5,7 e 5 sílabas, o haicai é derivado da renga ou variação do tanka, tem muitas centenas de anos. Afrânio Peixoto teria sido o primeiro interessado no Brasil. Porém o uso ocidental do haicai, acabou tendo como consequência mutações em suas características. Como a escrita, por exemplo, a métrica japonesa ifere de nossos procedimentos idiomáticos.
   Outra perda na transição do haicai para o ocidente, foi a filosofia do Zen-Budismo, que é um elemento de extrema importância nos haicais japoneses: espiritualidade contemplativa, autodisciplina, identificação do Eu com a Natureza etc.
    No haicai, "enfeitar" o poema não é um elemento usado: seu autor necessita de incrível sensibilidade para expressar um mundo em poucas palavras, estas carregadas de tamanha significação, podem desmoronar a minúscula arquitetura, a um deslize quase imperceptível. Tornando o haicai um poema de dificíl de ser realizado.

Agora, uma pequena amostra de haicais:

A lua, do céu
olha o mundo inteiro
hoje estou tão só.
 
(Ivan Petrovitch)
 
Ressurjo das cinzas
e na ilusão de meu ninho
tento abraçar o mundo
 
(Ivan Petrovitch)
 
No velho tronco
brota o verde, esperança
a vida resiste.
 
(Ivan Petrovitch)
 
* É comum dos Haicais ter um Haijin (imagem que expresse o tema do poema) acompanhando o poema.
 












(haicai retirado do site: http://valedaspalavras.blogspot.com.br/2008/09/haicais_12.html)



   Para entender melhor, leia essa definição de Paulo Frannchetti (é um crítico literário, escritor e professor brasileiro, titular no Departamento de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É mestre pela Unicamp, doutor pela USP e livre-docente pela Unicamp. Desde 2002, dirige a Editora da Unicamp

"Sua beleza provém da contenção, o que é apenas insinuado, da economia de recursos e da modéstia dos objetivos. Uma forma de resumir o haikai é dizer que ele é a arte de, com o mínimo, obter o suficiente. Uma arte minimalista, portanto, daí vem a sua característica mais notável, que é a aliança de simplicidade de forma com sutiliza espiritual. E o efeito mais impressionante do haicai é que uma anotação rápida e lacunar de uma cena qualquer produz muitas vezes, no leitor, uma impressão poderosa, que fica vibrando na memória, sem muita explicação. Nada disso se encontra na trova, de modo geral. Penso que é o fato de não haver, na nossa tradição, um gênero de poesia que junte simplicidade formal, sofisticação e apelo popular que se deve justamente voga do haikai no Brasil."


  Paulo Franchetti.


Fontes:       Livro: Haicais, autor: Ivan Petrovitch (Petrô)
                  Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Haikai
                   Recanto das letras: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1135375
                   Paulo Franchetti: http://paulofranchetti.blogspot.com.br/

Gostaram?
bjo



Sem comentários:

Enviar um comentário