31 de outubro de 2012

Gostosuras ou travessuras??


Feliz dia das Bruxas galera!!!
Para comemorar, que tal um post sobre isso? Com tudo que temos direito, até algumas dicas de culinária divertidas para caracterizar a mesa nesse dia. Aproveitem *---*

No dia 31 de outubro se comemora o Halloween, mais conhecido no Brasil como o “Dia das Bruxas”. As comemorações do Halloween são mais comuns nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos. No Brasil, a confraternização do “Dia das Bruxas” vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade.

   Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.
 

  Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria. Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, por não mais pertencerem a essa mesma realidade etérea.      

   


Entre todos os desalmados, destaca-se a antiga lenda de Stingy Jack. Segundo o mito irlandês, ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo.

  Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna.

   Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween para as Américas e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com feições humanas. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia. Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.

   De fato, a celebração do Halloween remete a uma série de antigos valores da cultura bárbaro-cristã que se forma na Europa Medieval. Nessa época, várias outras festas celebravam o processo de movimentação do mundo ao destacar os opostos que configuravam o seu mundo. No jogo de oposições simbólicas, mais do que o valor de um simples embate, o homem acaba por visualizar a alternância e a transformação enquanto elementos centrais da vida.




As cores mais usadas na festa de halloween também possuem significados que fazem a diferença na noite dos santos:
Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para  sugar suas energias.

Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.

Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de halloween.

Assistindo o Programa Mais Você da Globo, achei muito interessante as receitas de halloween, ideias criativas, divertidas e fáceis de fazer, aqui vai 3  receitas:


 Dedos cortados:
 Com uma faca afiada tire uma lasca da ponta de cada salsicha (use 4) para imitar as unhas das mãos. Depois faça cortes superficiais nas salsichas para imitar o desenho dos dedos. Afervente as salsichas por 2 minutos em água, escorra e seque-as. Coloque uma lâmina de amêndoa na marca da unha. Corte a ponta da parte oposta às unhas de cada salsicha. Arrume as salsichas, uma ao lado da outra, imitando uma mão com 4 dedos sobre um pão de cachorro quente aberto. Na parte oposta às unhas dos dedos de salsicha, coloque molho de tomate misturado com catchup imitando sangue. 

Que tal beber um suco de olho??
Faça um suco vermelho de groselha ou uva e coloque em copos altos. Pegue lichia em conserva e, no meio de cada uma, coloque uma fruta blueberry ou uvas mais escuras. Coloque várias lichias em cada copo (fica igual um olho)
Pra ficar mais interessante, coloque gelo seco nos copos, assim vai ficar saindo aquela fumaça divertida.
  


Bolo de Cemitério
Faça um bolo de chocolate de sua preferência e cubra com biscoito de chocolate ralado. Para fazer as lápides, espete no bolo algumas bolachas doces sem recheio que tenham formato retangular com a bordas arredondadas. Decore com pitangas claras, bombons de caveira, merengue para fazer a borda do cemitério e "plante" algumas folhas de hortelã para fazer a grama.


(retirado do site: Mais Voce)

Para fechar o post deixo 2 vídeos para inspirar seu dia das bruxas:

    Michael Jackson - Thriller



The Phantom of The Opera - Nightwish

Sem comentários:

Enviar um comentário